quarta-feira, 16 de junho de 2010

Opiniões... há muitas!

Foto: iStockphoto


E agora? Tantas questões, tantas dúvidas, tantas novidades... Sobre o hoje e principalmente sobre o amanhã!


Que dor é esta, será normal? O que vou sentir quando a barriga crescer mais? E quando o bebé se mexer? Como será tornar-me mãe, mamã??


A informação é mais que muita, as dúvidas, intermináveis, e torna-se fácil sentir-me desorganizada, assoberbada, inundada de palavras, conselhos e opiniões. Opiniões! Há muitas... tão diferentes, duvidosas, subjectivas... As opiniões tornam-se cansativas, mas são precisas. Há alturas em que as peço, as procuro, e outras em que me chegam às resmas. De qualquer das formas, o confronto com elas nesta fase é importante, é um estágio para me preparar para a maternidade, e para a minha vida também.


Posso analisar as opiniões que me chegam, analisá-las minuciosamente, ou colocá-las na pilha das "superficiais" ou das "circunstanciais". Posso transportá-las comigo como companheiros de viagem preciosos, que me ajudam quando preciso. No fundo, fazemos este exercício em todas as facetas da nossa vida. Porque não reforçá-lo, treiná-lo, quando ouvimos conselhos sobre o aumento de peso, cremes anti-estrias, modelos de carrinhos de bebé, alimentação nos 9 meses e sítios onde fazer a preparação para o parto? Vamos sempre ouvir comentários que nos poderão agradar menos, informações contraditórias e conselhos moralistas. Dá trabalho utilizar um filtro, um "passador" de ideias importantes e um cesto de reciclagem de ideias. A capacidade de discernimento torna-se uma qualidade importante, hoje, para a gravidez e para tudo no meu futuro.

1 comentário: